Saúde em Risco - Varizes
- Dr. Lucas Barbosa
- Feb 3, 2019
- 1 min read
Varizes, de forma simplificada, são vasos que se dilataram para comportar um volume de sangue nas pernas maior do que na situação normal. Ocorrem, portanto, pelo acúmulo crônico de sangue e líquidos nos membros inferiores.
Trata-se de uma doença crônica para a qual dispomos de diversos tratamentos que a amenizam, entretanto, no momento, não há forma de curá-la definitivamente.
Os pacientes portadores evoluem reunindo sintomas progressivos, que iniciam-se muitas vezes apenas pelo surgimento de microvarizes, de conotação puramente visual e estética, até o surgimento dos sintomas que interferem na qualidade de vida. Listo alguns deles aqui:

Dor em peso nas pernas.
Câimbras.
Ardência, sensação contínua de calor e desconforto.
Edema (inchaço) em pés e tornozelos, principalmente no final do dia.
Varizes salientes (que levam à redução da auto-estima).
Escurecimento da pele.
Varicorragias - hemorragias (sangramentos) pelas varizes.
Úlceras varicosas (feridas crônicas de difícil cicatrização).
Nesta fotografia representativa de meu acervo pessoal, notamos alguns destes achados visíveis ao exame físico; varizes salientes, edema e escurecimento da pele, que reunem as condições para o surgimento de sangramentos e úlceras varicosas.
Felizmente, hoje em dia temos diversas técnicas disponíveis para o tratamento desta condição, num espectro que vai desde a simples orientação de mudança de hábitos de vida (como alimentação e atividade física), uso de elastocompressão (meias elásticas e suas variáveis), medicações orais até procedimentos médicos como cirurgia convencional, escleroterapia com espuma, LASER, entre outros.
Clique aqui e veja neste artigo como poder ser realizado o tratamento com espuma densa.
Dr. Lucas Barbosa é Cirurgião Vascular e atende na região da Grande Porto Alegre. Clique aqui para marcação de consultas.
Comments